Instabilidade de serviços online e de telefonia

Clientes de agências digitais e de telefonia estão enfrentando dificuldades com a instabilidade de serviços, na busca da causa desta instabilidade descobrimos que tratasse de um rompimento de cabos de fibra óptica, este rompimento causou instabilidade de serviços nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Confira a matéria divulgada no site do Terra:

Um problema nos cabos de fibra óptica causou a queda dos serviços de algumas operadoras de telefonia móvel e de internet em pelo menos quatro estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Segundo a assessoria da GVT, um dos três cabos de transmissão de dados que sofreu rompimento já foi reestabelecido. Como ele é de contingência e tem menos capacidade que a rota principal, alguns clientes podem experimentar lentidão no acesso à web. Ainda não há previsão, de acordo com a GVT, de quando os outros dois cabos serão consertados. O primeiro levou cerca de duas horas para voltar a funcionar.

A GVT informou, em comunicado, que “clientes do serviço de banda larga da GVT nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul percebem lentidão ou dificuldade de acesso a determinados sites de internet desde o início da tarde; o serviço foi afetado depois que três pontos da rede de longa distância que faz a comunicação de dados para várias operadoras de telefonia e banda larga que operam na região foram rompidos; equipes do fornecedor responsável pela rede trabalham para restabelecer o serviço o mais breve possível”. De acordo com o comunicado, clientes GVT podem esclarecer dúvidas pela Central de Atendimento 103 25.

Em contato com o Terra, a Comunicação Corporativa da GVT explicou que houve um ponto de rompimento na rota principal que liga SP a Curitiba. As duas rotas alternativas também apresentaram problemas (um ponto de rompimento em cada). Essas rotas são compartilhadas, por isso, outras operadoras também apresentam problemas. A transmissão de dados parte de Curitiba para os outros Estados do Sul e a rede de longa distância de dados é administrada por um fornecedor que, segundo a TIM, já está trabalhando nos reparos, mas não há previsão de quando o conserto estará feito.

Mais cedo, o atendimento da GVT afirmara a usuários que ligaram para o 103 25 que houvera um problema com o backbone (espinha dorsal) da companhia no Estado de São Paulo, o que acarretou a queda dos serviços e os problemas de conexão.

A TIM enviou um comunicado pouco antes das 16h: “A TIM informa que seus clientes na região Sul podem encontrar dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra ótica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses Estados com o restante do Brasil. Técnicos da TIM já atuam para correção do incidente e restabelecimento dos serviços o mais rápido possível.”

Procurada pelo Terra, a Vivo não confirmou o problema e afirmou que um comunicado estaria sendo divulgado em seguida.

Usuários no Twitter reclamaram da situação, fazendo com que os nomes das empresas TIM e GVT fossem parar nos tópicos mais falados do microblog no País. “O que esta havendo com a GVT, TIM, VIVO – Todas sem Sinal – Acho que isso é um sinal para o fim do mundo…”, disse no Twitter o usuário @Naypolin. Já a usuária @anandazanini falou: “nao me importo de ficar sem internet gvt mas DEVOLVE O SINAL DA TIM =( MIMIMI”. O usuário @OSGuilherme conta mais e pede: “Parece que foi a tempestade solar mesmo. Tim, Claro, Oi, Vivo 3G, GVT e o alarme do meu carro… Tudo louco”, afirmou no Twitter.

A usuária @bicmuller também se pronunciou: “Um cabo se rompeu e comprometeu o sinal da TIM, GVT, Oi no SUL do país. É pouco ou quer mais?”, disse. Já o usuário Rafael Andreotti, “@opeattack, afirma: “aparentemente um cabo de fibra ótica se rompeu e escangalhou o sinal da GVT e da TIM (…)”.

25 abril, 2012 deixe um comentário tecnologia

Você pode gostar também de...


Deixe seu Comentário

  • *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image