Como contratar uma Agência Web

Olá Amigos Leitores,

Faço uma indicação de texto que acompanho a algum tempo em site de parceiros. Vale a pena a leitura!

Atualizado em 16.2.2010

Este texto poderia ter dois enfoques: o de uma agência web que estabelece relações comerciais com uma empresa contratante ou o de uma empresa que procura serviços de agências web. Escolhemos o segundo, que na verdade considera aspectos que são tão importante para quem contrata quanto para quem é contratado. Seguem abaixo alguns aspectos a considerar na contratação de agências ou serviços de desenvolvimento web:

Preparar a documentação certa antes de fazer os primeiros contatos. Nestas anotações, incluir os principais elementos que devem constar das páginas, tipo de conteúdo, percepção da estrutura de informações (a ser aperfeiçoada adiante), formatos dos arquivos a serem publicados e arquivados, requisitos de layout, funcionalidades, os produtos a desenvolver, como devem se relacionar entre si.

Este documento permite não só o entendimento do serviço a solicitar, como permite uma percepção mais clara do produto final.

Conversar pessoalmente com um representante da empresa candidata. Verificar como flui a conversa, a receptividade ao projeto (às especificidades do projeto), o modo como fala da própria empresa. É importante avaliar também o tempo de resposta a solicitações, de apresentação de briefing e da proposta.

Pedir referências (clientes, parceiros, fornecedores), de preferência uma relação nominal dos principais clientes atendidos e clientes atuais, com especificação do serviço prestado e do período de atendimento de cada um.

Este é um dos conselhos mais frequentes para quem está escolhendo um fornecedor, embora muitas vezes ante à simples visão de clientes importantes não se tenha o cuidado de entrar em contato com alguns deles. Através de telefonemas, emails, pode-se verificar se os clientes estão satisfeitos com o fornecedor, se a sua cultura interna e os produtos finais apresentam afinidades.

Verificar a metodologia empregada. Numa empresa com estrutura funcional mais horizontal e participativa, uma gestão mais participativa pode ser melhor aceita do que a imposição de soluções prontas – possivelmente o resultado será menos sujeito a revisões e ajustes.

O desenvolvimento web exige permanente interlocução entre o cliente e a empresa contratada e ambos devem prover retorno quando solicitados, para facilitar o aperfeiçoamento contínuo dos resultados e produtos de cada etapa do projeto.

Verificar se é adequado optar por uma abordagem iterativa para o projeto, de modo que o escopo possa ser reavaliado a cada etapa sem que isto implique em novas negociações contratuais. Em vez de fechar datas de longo prazo, para meses adiante, é melhor detalhar etapas mais curtas, como o desenho e o desenvolvimento de pequenas partes do site ou da plataforma web. Desta maneira pode-se absorver melhor as mudanças de escopo, do mercado, da empresa, e adaptar a realização às situações não previstas inicialmente.

Verificar a qualificação técnica da equipe. É importante existir um gerente de projeto ou Scrum Master que tenha experiência em gerenciamento de projetos e equipes de desenvolvimento de sistemas ou plataformas web, comprovada através de mini-currículo profissional.

Um web site complexo requere um gestor que tenha formação mais específica do que um desenvolvedor web competente, que não se refugie em respostas e soluções técnicas assim que um problema aparece. É necessário um profissional com domínio das metodologias de gestão, capacidade de se comunicar e de atualizar a equipe sobre o status atual e próximos passos do projeto (ver outros profissionais que podem ser necessários de acordo com o projeto, como programador Flash, arquiteto de informação, diretor de arte, redator).

Demandar o uso de uma ferramenta online de gestão de conteúdo, de forma que seja possível a todos os stakeholders do projeto acompanhar o dia-a-dia de realização das tarefas. A ferramenta deve também permitir, se necessário, a fragmentação dos processos em uma Estrutura Analítica (ou Work Breakdown Structure, WBS), a identificação dos responsáveis por cada tarefa, a criação de relatórios sobre produtos prontos e a realizar, a comunicação de todas as atualizações.

Sempre que possível, demandar a utilização de ferramentas já existentes no mercado. O desenvolvimento de programas e sistemas especialmente para o projeto em questão pode demandar meses de trabalho inesperado, com os custos decorrentes de testes especiais, processos de aperfeiçoamento em beta. A empresa contratada deve ser capaz de adaptar ou integrar sistemas já existentes de acordo com as funcionalidades necessárias.

Verificar os processos de avaliação de qualidade, como testes de usabilidade, de compatibilidade de browsers, do site em diversas resoluções de tela, de aderência a standars web, a regras de acessibilidade, a práticas de otimização para buscadores (SEO, Serach Engine Optimization).

Não exigir de uma vez só todos os recursos necessários ou desejáveis. Possivelmente o excesso de demandas para um primeiro lançamento do produto pode sobrecarregar o produto com funcionalidades e recursos que podem ser implementados gradualmente, à medida em que o site for sendo legitimado pelos seus usuários internos e externos. Pode-se ir aperfeiçoando o produto ao longo do tempo com maior foco nas demandas dos usuários.

Avaliar o modelo de manutenção e atualização evolutiva, que inclui a manutenção e a proposição de melhorias graduais para o site, a criação e produção de novas áreas, subsites e a implementação de funcionalidades adicionais, correções e alterações, a revisão do conteúdo e da usabilidade, análises para a correção de padrões e inconsistências, inovações de acordo com novas demandas do mercado e o surgimento de novas tecnologias, produção de relatórios de acesso e de relacionamento (incluindo dados de newsletters).

Propor incentivos ou penalidades em relação aos produtos entregues. Pode interessar às duas partes a proposição de um bônus caso os produtos sejam entregues antes do prazo e de uma multa, caso ultrapassem em determinado número de dias a data de entrega.
Texto criado em 4.7.2009.

Fonte: Avellareduarte
5 agosto, 2010 1 comentário; dicas, mercado, negócios

Você pode gostar também de...

Um Comentário on “Como contratar uma Agência Web”

  1. 1 Ter um Website Profissional gera CREDIBILIDADE « Xthor Blog – Canal de Relacionamento com Clientes e Amigos said at 10:04 am on outubro 4th, 2010:

    [...] importante contratar uma agência especializada e que ofereça uma estrutura adequada e um projeto com clareza de informações. Para [...]


Deixe seu Comentário

  • *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image