A polemica do photoshop no Brasil

Em março recebi um e-mail que anunciava a chamada Lei do Photoshop, lembrei dele quando cheguei hoje no escritório, peguei a revista Photoshop Creative e li as palavras do editor Luciano Hagge, não pude deixar de comentar sobre o assunto.

O projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa do PMBD do Pará, propõe que toda imagem manipulada digitalmente deveria conter a seguinte mensagem “Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada” e prevê multa de 50 mil reais para quem não se adequar a lei.

A defesa de Costa para impor essa lei seria para acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade. Nos blogs que li sobre o assunto na época, traziam apenas críticas negativas ao projeto de lei, afinal entra também a questão, no Brasil há tantas outras coisas a se resolver. É claro que acredito que deve haver certo cuidado ao manipular imagens que serão publicadas.

Luciano Hagge, estampa a idéia que o Photoshop veio para suprir as necessidades dos fotógrafos que antes manipulavam as fotos em seus laboratórios de modo artesanal e com produtos químicos, as vezes eram modificadas por completo, então como ele coloca: “sempre existiram maneiras para salvar imagens mal fotografadas.” Além do mais segundo ele, o fotógrafo também é um artista e usa o photoshop a seu favor para transmitir melhor a sua idéia. Hoje ele é uma ferramenta essencial, não se trata apenas de uma opção e sim uma obrigação fazer o seu uso.

E então, de qual lado você fica?

9 julho, 2010 deixe um comentário design

Você pode gostar também de...


Deixe seu Comentário

  • *
    To prove you're a person (not a spam script), type the security word shown in the picture. Click on the picture to hear an audio file of the word.
    Anti-spam image