Tags para YouTube

Tags para YouTube: saiba o que é e como escolher

As tags para Youtube devem ser escolhidas com cuidado por criadores de conteúdo. Afinal, elas são parte essencial da otimização de vídeos na plataforma.

E como em qualquer outro canal, aplicar técnicas de SEO no YouTube torna mais fácil ser encontrado pelo público.

Pois, não basta para ouvir bons conteúdos em vídeo. É preciso fazer com que esses conteúdos cheguem até a sua audiência. Ou seja, aquelas pessoas que você quer que vejam o vídeo, o seu público alvo.

Leia também: Strike youtube: como evitar que isso ocorra no seu canal? 

Mas, diferente de outras formas de divulgação como os blogs, a maioria dos mecanismos de otimização do YouTube são externos.  Isso significa que eles não são inseridos dentro do conteúdo. Esse é justamente o caso das tags.

O que são as tags para YouTube?

Conforme explica o próprio YouTube, tags são palavras e expressões descritivas que podem ser adicionadas aos vídeos. Portanto, funcionam como etiquetas que ajudam a destacar seu conteúdo.

Isso porque o algoritmo do YouTube lê as tags durante as pesquisas e buscas dos usuários. E usa essas etiquetas como uma das principais formas de Identificar qual o conteúdo do vídeo.

Como ganhar dinheiro no YouTube?

É dessa forma que as pessoas encontram o conteúdo que querem assistir. Logo, as tags do YouTube também são importantes para criadores de conteúdo consigam alcançar seu público.

Como funcionam as tags para YouTube?

Em primeiro lugar as tags para YouTube são vistas apenas pelos proprietários e administradores de canais. Portanto, o público não vê essas etiquetas.

Além de dizer a plataforma qual o assunto do vídeo, as tags também indicam mais detalhes importantes:

  • Outros assuntos aos quais o vídeo está relacionado;
  • A quais categorias do conhecimento o vídeo pertence;
  • Associar o vídeo a conceitos e categorias existentes no YouTube;
  • Mostrar o vídeo como recomendação na sessão “próximo”;
  • Apresentar o vídeo nos resultados sas buscas dos usuários por conteúdos relacionados.

Então, criadores de conteúdo que não adiciona não pegue dos seus vídeos terão grande dificuldade de serem encontrados. 

E também não vão aparecer como indicação de conteúdo na sequência de vídeos que o usuário está assistindo.

Como escolher as tags certas?

Escolher as tags para YouTube certas é parte fundamental do SEO do seu canal. Portanto, é preciso seguir alguns cuidados para não errar:

  • Use a palavra-chave principal do seu vídeo nas tags;
  • Equilibre tags abrangentes com tags mais específicas;
  • Não use tags na descrição do vídeo;
  • Não exagere na quantidade;
  • E não use tags aleatórias. 

O ideal é usar algumas tags apenas, que sejam relacionadas ao seu conteúdo. Pois, quando você coloca tags em excesso ao invés de otimizar, você dificulta a visualização do seu conteúdo.

Isso ocorre porque o YouTube fica confuso e não consegue identificar qual o conteúdo do seu vídeo com precisão. Principalmente se as tags colocadas forem aleatórias.

Nomes de outros canais nas tags para YouTube

O algoritmo do YouTube identifica quando um criador de conteúdo usa o nome de outros canais para se promover. Ou, ainda, o nome de outros criadores de conteúdo da rede social.

E a plataforma de vídeos mais famosa da internet não gosta nem um pouco dessa prática. Portanto, criadores de conteúdo que usam nomes de outros canais ou produtores nas suas tags são ignorados pelo algoritmo.

Dessa forma, essa prática deve ser evitada nas suas tags para YouTube. Pois, você pode ser penalizado pelo algoritmo e pouco visto pelo público.

Dicas finais

Você pode digitar a palavra chave do seu vídeo na barra de busca do YouTube. Então, a própria plataforma vai apresentar várias opções de buscas relacionadas ao seu conteúdo.

Para quem procura boas tags para YouTube essa é uma das melhores formas de encontrar as etiquetas certas.

Espero que você tenha curtido as dicas. Gostou do conteúdo? Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.