agencia de lançamentos

O que uma agência de lançamentos faz e quais seus benefícios?

O que é uma agência de lançamentos? O lançamento de um produto é o esforço coordenado de uma empresa para trazer produtos novos ou atualizados ao mercado. Lançamentos bem planejados e bem executados anunciam um produto para o mundo depois de gerar um burburinho substancial.

Planejar o lançamento de um produto completo requer investir muito trabalho e tempo. No entanto, as agências de lançamentos estão aí para isso. Um lançamento bem-sucedido pode atrair o tipo certo de clientes para um novo produto.

Isso aumenta a taxa de compra do produto e permite que uma empresa veja um retorno mais rápido em seu investimento no desenvolvimento do produto. Portanto, pode ser inteligente investir em uma agência de lançamentos de produtos. Quais são os os benefícios?

O que é um uma agência de lançamentos de produto?

Um lançamento é mais do que apenas postar “Estamos abertos!” em um canal social. É um esforço dedicado para tornar o produto viável antes de um prazo e, em seguida, comercializar adequadamente o produto em todos os canais. É um projeto extenso organizado por uma agência de lançamentos que requer a colaboração de várias equipes e departamentos dentro de uma empresa.

63% dos clientes gostam quando as empresas trazem novos produtos ao mercado. Os clientes geralmente ficam mais empolgados e envolvidos com uma oferta quando ela é nova. Lançar um ótimo produto sem preparar adequadamente o mundo para sua chegada é uma boa maneira de deixar de capturar seu público-alvo no auge de seu interesse.

Então, como funciona o processo de lançamento de produtos por uma agência de lançamentos? Confira as etapas:

Benefícios da agência de lançamentos no planejamento

Este é o estágio em que a agência de lançamentos define metas, pesquisa seu público e concorrência, alinha expectativas e estabelece a estratégia de marketing. A agência de lançamentos também trabalha em estreita colaboração com os desenvolvedores de produtos para estabelecer um cronograma para uma data de lançamento e identificar os principais componentes comercializáveis ​​do produto.

Execução

Esta é a janela de tempo durante a qual o produto é formalmente lançado. Isso inclui o dia real do lançamento e os esforços de marketing subsequentes para manter o buzz nas semanas seguintes. Durante esse período, são coletados dados de produtos e marketing que eventualmente ajudarão a determinar o sucesso do lançamento.

Análise

Eventualmente, os esforços de marketing serão encerrados à medida que o produto passar do estágio de “lançamento” para o estágio de “crescimento” do ciclo de vida do produto. A agência de lançamentos compara os dados coletados durante a janela de lançamento e determinam se os KPIs e outros objetivos foram alcançados como resultado do lançamento.

Cada lançamento de produto vem com seus próprios desafios, porque cada produto é único. Mesmo o lançamento de uma nova versão de um produto existente exigirá um projeto diferente do lançamento inicial.

Dito isso, existem algumas práticas recomendadas que as empresas devem seguir com todas as estratégias de lançamento de produtos para criar uma base sólida para o lançamento de seus produtos:

Foco na experiência do cliente

A agência de lançamentos realiza a descoberta de produtos antes de fazer um brainstorming de um novo produto. Esse processo força as empresas a perguntar por que seu novo produto deveria existir e identificar qual problema ele está resolvendo para clientes em potencial.

Sua equipe de lançamento de produtos deve responder a estas perguntas para clientes em potencial:

  • Por que os clientes usam o tipo de produto que você está criando?
  • Os pontos problemáticos específicos que seu produto aborda?
  • O que seu produto faz melhor do que qualquer outro?

Compreender esses pontos requer pesquisa. Primeiro, a agência de lançamentos deve coletar feedback de seus clientes na forma de pesquisa de mercado. Isso permite que você pergunte diretamente aos clientes sobre quais recursos eles estão mais empolgados ou problemas que tiveram com produtos semelhantes no passado.

Essa pesquisa deve ser comparada com o que você sabe sobre sua concorrência para identificar a melhor maneira de posicionar seu produto em relação ao que já existe. Produtos que fornecem soluções para problemas que não existem não entusiasmam os clientes.

Os clientes também não se impressionam com produtos que não trazem nada de novo para a mesa. É importante identificar uma maneira de comunicar como seu produto resolve os pontos problemáticos do cliente de uma maneira única.

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