marketing no Instagram

Como melhorar o marketing no Instagram

Antigamente, o Instagram era tratado como uma plataforma voltada apenas ao compartilhamento de fotos pessoais. Contudo, como essa rede social é muito simples, seus usuários começaram a formar diversos grupos. Ou seja, várias pessoas em busca de um mesmo tipo de conteúdo resolveram se juntar de algum modo.

Por exemplo, usuários que, juntos, se tornaram uma espécie de fanbase para algum influenciador. Ou então, diversas pessoas que começaram a pesquisar por um mesmo assunto e, por conta disso, tornaram o tema relevante.

Devido a casos assim, o Instagram se tornou uma excelente ferramenta de marketing digital. Por isso, diversas empresas passaram a investir na plataforma, pois viram nela um excelente modo de captar clientes. Ademais, ter uma página na plataforma pode ajudar a expandir a sua marca.

O mais legal do Instagram é que, como a internet é democrática, qualquer um tem chance de se destacar. Isso vai desde as grandes empresas até o microempreendedor. Ou seja, se essa rede social for bem utilizada, haverá uma boa chance de sua marca crescer. Leia este texto e veja como melhorar o marketing no Instagram.

Como usar o Instagram para fazer marketing

Semelhante a qualquer outra rede social, o marketing no Instagram é baseado no modo como a empresa se comunica com o público. Por isso, é necessário postar algo relevante e original. Dessa forma, as pessoas se sentiram mais atraídas pelo seu conteúdo.

Além disso, o conteúdo postado deve ter alguma ligação afetiva com seu público. É necessário impactar as pessoas de modo positivo e, de algum modo, chamar a atenção delas. Assim, o engajamento de seus posts será muito maior. Ao fazer as coisas citadas anteriormente, você terá o respeito e a admiração de seu público.

Algoritmo do Instagram e qualidade do conteúdo

Outro ponto importante a ser analisado é o algoritmo do Instagram. Aliás, basta fazer uma rápida pesquisa sobre o tema para encontrar diversas informações sobre isso. Como essa plataforma se atualiza com muita frequência, lidar com suas mudanças parece bem complicado.

Contudo, ao trabalhar o marketing no Instagram, o algoritmo não deve ser a sua única preocupação. Afinal, de nada adianta entender o algoritmo da plataforma se seu conteúdo não for bom. Ou seja, conhecer o Instagram sem postar um conteúdo de qualidade é, basicamente, um trabalho inútil.

A função do algoritmo é entregar os posts do Instagram aos usuários cadastrados. Entretanto, essa entrega é feita com base nos interesses de cada público. Ou seja, se você compartilhar um conteúdo de qualidade, o algoritmo não será seu inimigo. Afinal, haverá um público interessado em seu conteúdo.

Outro ponto importante é que, caso você opte por usar cada nova ferramenta criada pelo Instagram, como o Reels, a plataforma dará prioridade ao seu post. Ademais, também é analisado o tempo que uma única postagem prende a atenção de quem a vê. Assim, o algoritmo pode analisar se um post possui relevância e se deve ser distribuído ou não.

Técnicas de marketing no Instagram

Apesar de todas as atualizações que foram feitas no Instagram, algumas estratégias continuam funcionando perfeitamente. Ou seja, existem alguns “truques” que funcionam muito bem como estratégias de marketing. Isso vai desde posts de alta qualidade até a compra de curtidas no Instagram.

A partir dessas estratégias, o criador passa a ter um norte para postar seus conteúdos. A seguir, veja algumas técnicas de marketing do Instagram:

Crie boas legendas

Por mais que o Instagram seja uma plataforma visual, a legenda das postagens não pode ser abandonada. Ou seja, os textos devem complementar a mensagem da imagem. Aliás, é importante colocar um bom texto na legenda, pois isso torna o post mais atraente. Dessa forma, haverá um crescimento no engajamento da página.

Por isso, é importante fazer um texto de qualidade logo na primeira frase da legenda. Dessa forma, haverá mais chances dos usuários ficarem mais tempo na postagem. Outro ponto importante é deixar espaço entre os parágrafos, pois isso torna a leitura mais simples. Por fim, fazer listas ou colocar emojis na legenda tornará o texto mais atraente.

No fim de sua legenda, coloque algumas perguntas em sua audiência. Entretanto, isso só deve ser feito se o contexto da postagem exigir. Além disso, é muito importante aplicar técnicas de redação para tornar o seu texto ainda melhor.

Interaja e responda ao seu público

Por melhor que seja o conteúdo, ele não terá efeito algum se o criador não interagir com o público. Ao agir dessa forma, o adm da página demonstra indiferença com aqueles que o seguem. Assim, a tendência é que o engajamento da página piore muito e a marca perca valor no Instagram.

Por isso, sempre que algum usuário enviar perguntas ou algo similar no direct, tente respondê-los de forma gentil e educada. Aliás, esse será um excelente modo de fortalecer sua marca e tornar a sua comunidade mais forte. Em suma, responder ao seu público é um bom modo de fazer marketing no Instagram.

Faça posts que gerem interação

Se um post tem como objetivo fazer as pessoas interagirem com ele, é preciso que ele instigue os usuários. Por isso, é interessante usar recursos como enquetes ou caixinha de perguntas. No caso da enquete, ela pode ser feita nos stories, o que tende a chamar ainda mais a atenção.

Por outro lado, a caixinha de perguntas pode ajudar o criador a fazer novas postagens. Basta fazer uma pergunta sobre um determinado assunto e, dependendo da reação de seu público, fazer um post baseado nisso.

Outra ideia bem interessante é a promoção de sorteios. Assim, se torna possível elevar o número de comentários, curtidas e seguidores. Quando isso acontece, o algoritmo percebe que seu conteúdo é interessante e resolve indicá-los para mais pessoas. Com isso, sua página no Instagram se torna mais relevante, o que valoriza muito a sua marca.

Poste nos melhores horários possíveis

Ao fazer sua postagem no Instagram, é importante conhecer o perfil de seu público. Ademais, é preciso avaliar o comportamento desse público na hora de fazer o post. Ou seja, fazer posts em horários aleatórios pode comprometer o desempenho de sua página. Do mesmo modo, escolher algum horário de pico da plataforma e, simplesmente, “jogar” o seu post na página pode não ser a melhor opção.

Na verdade, é necessário avaliar o perfil de sua audiência e descobrir em qual horário seu público entra no Instagram. Por exemplo, se seu público entra no Instagram após às 18hs, de nada adianta postar algo às sete da manhã.

Para ter mais noção sobre essa métrica, é necessário utilizar o Instagram Insights. Dessa forma, compreender o comportamento de seu público se tornará mais fácil. A partir daí, você poderá definir o melhor horário possível para fazer algum post.

Faça vídeos no Instagram

Ultimamente, o Instagram tem dado muito valor aos vídeos, pois esse conteúdo tem chamado a atenção dos usuários. Inclusive, a plataforma tem destacado muito os seus vídeos, especialmente os de alta qualidade. Contudo, para que um vídeo se destaque, é preciso que seu conteúdo seja relevante e tenha boas hashtags.

Escolha boas hashtags

Por meio das hashtags, seus usuários podem encontrar seu conteúdo com maior facilidade. Por isso, é muito importante deixar boas hashtags em seus posts, pois elas melhoram o desempenho dele. Em suma, quando bem utilizadas, as hashtags são ótimas ferramentas de engajamento. Contudo, para que as hashtags funcionem, é necessário que elas tenham alguma relação com o post. Do contrário, elas não terão efeito algum na postagem. Ou seja, se seu post tiver diversas hashtags aleatórias, é bem provável que as pessoas não consigam encontrá-lo.