sistema CRM

Você conhece o sistema CRM: o que é e por que é tão importante

Todo empreendedor que se encontra a um longo tempo no mercado já ouviu falar, ao menos, uma única vez sobre o tal sistema. Entretanto, para aqueles que estão a dar os seus primeiros passos no empreendedorismo, o que é CRM e qual a finalidade deste é uma verdadeira novidade.

Ainda que este seja um dos fatores mais críticos pela empresa, já que atua sobre um de seus principais fatores de sobrevivência, a sigla é incomum para muitas pessoas, já que esta é somente escutada em linguagem corporativa.

Veja a seguir o que é CRM e quais as funcionalidades. Dessa forma você irá entender mais sobre tal e perceber a sua importância.

O que significa CRM?

Sendo traduzido como Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relation Management), o CRM é um sistema de gestão feito diretamente para o setor da empresa que lida como o próprio nome diz, com o relacionamento com o cliente.

Logo, na prática, podemos dizer que o CRM está ligado diretamente ao fator da propaganda e fidelização do cliente. Isso é feito usando de alguns conhecimentos sobre para que isto seja possível.

Seu objetivo principal está em melhorar a relação entre entidade e pessoa, oferecendo alguns recursos para que o empreendedor possa analisar e verificar o que precisa ser mudado na abordagem a tal para que estes possam se entender melhor.

Assim, utilizando deste, é possível conquistar uma melhor e mais estreita relação com aqueles que podem vir a se tornar fiéis consumidores da marca. Isso acaba ocasionando em uma constância de vendas, permitindo que a empresa se estabilize.

Como funciona? 

Através do CRM, podemos obter diversas informações que serão extremamente relevantes para a nossa estratégia de marketing. Assim, este possui algumas funções que são vitais para poder obter tais dados. Estas funções são:

Integração de informações

No âmbito empresarial, o CRM é famoso por ser um programa que permite gerir, da melhor maneira possível, o relacionamento entre as entidades e seu público, tornando este o mais forte possível.

Antes de mais nada, a função deste é captar as informações que aqueles que adquirirem o seu produto dispõe para a corporação. Assim, ela irá integrar e unificar tais informações dentro de um banco de dados.

Estes dados, no futuro, podem ser levantados para análise, serem distribuídos e utilizados com o intuito de traçar novas estratégias e abordagens de mercado, sendo este, a critério da companhia.

Além disso, o sistema tende a minimizar os erros cometidos, visto que ele torna certos processos independentes protegidos de quaisquer que possam ser as falhas causadas por humanos.

E como isto pode ser feito?

Em resumo, o programa irá mapear históricos de negociações e vendas, cadastrar atividades e ainda organizar toda essa gama de dados. Com isso, ela estará buscando aprimorar constantemente a experiência vivenciada pelo cliente quando ele comprar qualquer produto que venda.

Dessa forma, este tornará a tarefa de definir quais são as atividades mais pertinentes para o seu negócio próprio. Sejam estas reuniões, envios de e-mails, telefonemas, entre outros, tendo tudo isto cadastrado no sistema e com um fácil acesso ao mesmo.

Em seguida, será o momento do follow-up, que consiste em nada mais do que a estratégia criada para lhe auxiliar a transformar seus leads (sejam estes visitantes ou contatos que demonstram interesse no produto ou serviço por você) em seus clientes.

Cada dado será armazenado e disponibilizado na Nuvem, em planilhas inteligentes e que são simples de se compreender, visto que a informação precisa ser objetiva e precisa.

Com isto, torna-se mais fácil a tarefa de localizar e acessar estas informações sobre seus clientes, negociações realizadas com estes e os orçamentos referentes a cada uma destas.

Atendimento ao consumidor

Baseando-se na gestão do relacionamento com o seu fiel consumidor, os empreendimentos precisam oferecer um atendimento único e personalizado que seja condizente com os anseios daquele que vier os contatar.

Isto ocorre pelo fato de que as informações reunidas dentro deste serão muito mais completas do que quaisquer outras que foram agrupadas utilizando de tecnologias mais antigas.

Uma vez que a pessoa venha a entrar em contato, por exemplo, é possível ter acesso a todo o conhecimento disponível sobre este dentro de seu banco de dados, além de, claro, o histórico de compra que ele possui.

Outra função extremamente importante deste sistema é tornar o suporte da corporação muito mais fluído, completo, ágil e eficaz. Isso diminui a ocorrência de erros vigentes dentro de certos processos, o que ocasionará em um aumento do índice de satisfação da clientela.

Fidelização dos clientes

Tão importante quanto o processo de vendas e a alta saída de produtos da empresa é a capacidade dela conseguir reter estes consumidores. Consequentemente eles irão se engajar em sua marca, passando a classificá-los como clientes.

É muito mais barato manter um público antigo interessado naquilo que você pode oferecer do que conquistar novas pessoas. Uma das formas de fidelizar o seu público-alvo é utilizar o CRM com ele.

Este viabiliza o desenvolvimento de cada um que entrar em contato com a sua mercadoria em consumidores fiéis e lucrativos. Como dito anteriormente, este armazena, integra e relaciona cada um dos dados. Isso gera uma nova perspectiva a ser abordada baseada nas características de cada cliente que você já possui.

Redução de custos e aumento de lucros

A cultura do CRM, quando bem implementada, pode gerar uma efetiva redução nos custos referentes à prospecção de possíveis clientes. Isso ocorre visto que existe uma economia significativa em marketing, contato, mala direta, entre outros.

Além disso, este ainda possibilita a manutenção de uma grande quantidade de volume de negócios. Isso ocasiona em um aumento considerável na lucratividade em relação a cada pessoa engajada na empresa.

Como a Gestão de Relacionamento com Cliente eleva a participação destes fiéis consumidores a carteira da empresa, melhora o acompanhamento durante as vendas dos produtos, ascende a satisfação daqueles que têm vínculo com a marca e torna ainda maior a possibilidade de recompra e indicação da empresa, fica bem claro o porquê apostar neste é um investimento muito valioso.

Vantagens do CRM

Existem múltiplos benefícios que podemos obter ao implantar um CRM dentro de nossas empresas. Afinal, quando falamos de relacionamento com a clientela, todo investimento é uma necessidade.

Ainda assim, existem duas principais vantagens obtidas ao se colocar este em funcionamento, permitindo obter um diferencial competitivo muito forte, que pode fazer sua marca se destacar em um futuro próximo. Estas vantagens são:

Engajamento do cliente a marca

Como vimos durante o artigo, ao se implementar um sistema deste tipo, o aumento na probabilidade de um engajamento para cada pessoa que vier a conhecer e se interessar pelo seu produto aumenta em uma quantidade notável.

Afinal, por muitas vezes, a abordagem utilizada dentro deste é uma mais pessoal, onde o comprador irá se ver no lugar de exclusividade, como se o atendimento fosse dedicado somente a ele.

Logo, quando experimentamos essa sensação de impotência fator este que, ainda atualmente, é difícil de ocorrer, queremos mais desta, fazendo com que associemos tal sentimento ao lugar.

Por esta necessidade de nos sentirmos apreciados, acabamos por realizarmo-nos a entidades que nos passam este tipo de prazer, sendo este um dos maiores motivos de um engajamento.

Quando aplicamos tal deleite nas vendas, é como se estivéssemos mostrando que aquele a qual estamos a oferecer o produto faz parte integral da organização, dando a ele uma sensação de importância, ocasionando assim, na fidelização.

Visão integrada do cliente

Uma vez implementado o CRM, o cliente não é só um número, não se trata de apenas um estranho que comprou aqui que temos a oferecer ao mercado, não. Ele é visto de uma maneira muito mais íntegra, sendo uma figura crítica para nosso sucesso.

Não que em outros casos este não seja, afinal, sem uma clientela, qualquer negócio existente estará com seus dias contados. Entretanto, existe uma notória diferença entre integrar um cliente e apenas tê-lo em sua cartela.

Com um atendimento especializado, será possível saber seus gostos e quaisquer outras informações adicionais que ele possua. Assim, quando este entra em contato novamente com a marca, a ele é garantido um serviço eficaz, ágil e preciso.

Conclusão

Como podemos conferir, ao implementar um CRM, a abordagem ao público muda, e, com isto, a capacidade de captar mais fiéis a empresa também.

Logo, esta é uma das mais fortes e viáveis alternativas para aqueles que desejam aumentar suas vendas, mudando toda a abordagem para algo mais pessoal, com uma maior capacidade de engajamento, fazendo com que o comprador realmente queira voltar.

Precisa de dinheiro para investir no seu negócio? 

Uma alternativa de crédito para investir na sua empresa é o empréstimo com garantia de imóvel. A CashMe, por exemplo, é especialista nessa modalidade. Com as menores taxas do mercado e prazo de pagamento estendido, é possível solicitar o valor que precisa sem dor de cabeça.