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Home»Marketing»Fatores de ranqueamento do Google: quantos e quais são?
Fatores de ranqueamento do Google: quantos e quais são
Fatores de ranqueamento do Google: quantos e quais são
Marketing

Fatores de ranqueamento do Google: quantos e quais são?

Redação XthorBy Redação Xthor23 de setembro de 20244 Mins Read
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Entender como mecanismos de buscas determinam a posição de um site em seus resultados de pesquisa é essencial

Alcançar o topo dos resultados de pesquisa no Google é o objetivo de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Para isso, entender os fatores de ranqueamento é essencial. Essas diretrizes determinam quais páginas são consideradas relevantes e valiosas para os usuários, influenciando diretamente a posição de um site nos resultados de busca.

No entanto, não basta apenas conhecer a lista de fatores, é necessário saber como aplicá-los de maneira eficaz para atingir o primeiro lugar no Google. Entre os elementos mais importantes, destacam-se a qualidade do conteúdo, a experiência do usuário e a autoridade do site. Mas quantos são, de fato, esses fatores? E quais deles realmente fazem diferença no ranqueamento?

1. Conteúdo de qualidade e atualizado

Ter um conteúdo de qualidade, feito por alguém que entende do assunto, é de extrema importância. Além disso, é fundamental atualizar os conteúdos sempre que for necessário — ou seja, vale a pena manter uma agenda com a data de atualização de seus posts, assim você consegue ver quais precisam de novas informações.

2. Palavras-chave  

Palavras-chave já foram o principal critério para o Google ranquear os artigos — e apesar de ainda não serem mais o único fator, ainda são muito importantes. Então, colocá-las da maneira certa em títulos, subtítulos e ao longo do texto é bastante útil.

Mas cuidado para não fazer o “keyword stuffing”, que consiste em ficar repetindo a palavra-chave em várias ocasiões (às vezes, até em locais que não fazem sentido), pois pode prejudicar o ranqueamento do seu conteúdo. Portanto, sempre que for colocar a palavra-chave, encaixe-a onde fizer sentido.

3. Intenção de busca  

A intenção de busca é importante na hora de pensar em criar um artigo. O redator precisa entender o que o usuário está buscando naquele artigo específico. 

Por exemplo, para um artigo sobre “melhores museus no Rio de Janeiro”, o leitor provavelmente é um turista e quer conhecer esse tipo de local na cidade. Então, colocar informações como endereço, principais atrações, preço e horário vão ajudar o usuário a encontrar a informação que estava buscando.

É possível entender sobre a intenção de busca vendo as pesquisas relacionadas no Google, além de conhecer como a plataforma de busca completa os termos pesquisados na sua barra de pesquisas. Softwares de terceiros também fazem esse tipo de pesquisa.

4. E-E-A-T (Experience, Expertise, Authoritativeness, Trustworthiness)  

EEAT é uma sigla que o Google sempre considera na hora de ranquear um artigo — afinal, não basta só ter a informação importante, é preciso que ela venha de uma fonte importante.

Esses princípios da sigla são: Experience (Experiência), Expertise (Especialização), Authoritativeness (Autoridade) e Trustworthiness (Confiabilidade). Isso é especialmente válido em nichos chamados “YMYL” (Your Money, Your Live), como saúde e investimentos.

Por isso, busque uma equipe de especialistas na hora de escrever, como pessoas formadas na área ou com experiência. Também é importante que seu site tenha informações sobre o seu negócio e trabalho, e não que seja um site anônimo. Coloque suas credenciais para o Google entender que seu trabalho é sério.

5. Backlinks  

Backlinks são links de outros sites apontando para o seu. O Google entende que, se seu site recebeu links de outros sites de confiança, então seu site deve ser de confiança. Quanto mais links de bons sites, melhor. 

6. Experiência do usuário

A experiência do usuário também é muito importante: um site rápido e responsivo, que priorize a facilidade de leitura e obtenção de informação, tende a ser priorizado pelo Google.

Por isso, ter um site responsivo tanto para smartphones quanto para desktops é o ideal, já que a maioria das pesquisas no google é feita por dispositivos móveis.

O tempo de permanência de uma pessoa na página impacta o ranqueamento, já que, se ela fica lá por um bom tempo, quer dizer que está lendo a informação. Se ela sair da página rapidamente e clicar em outro link depois, quer dizer que o seu blog não deu todas as informações das quais o leitor precisava.

Lembre-se: o Google está em constante evolução

Os fatores de ranqueamento não são estáticos, e o Google sempre está atualizando seu algoritmo. Algo que era bem visto anos atrás pode ter se tornado algo indiferente nos dias de hoje.

Por exemplo: o Google penalizou pequenos blogs de nicho nos últimos anos, dando prioridade para blogs que já faziam parte de uma marca. Nesse sentido, negócios que possuíam um branding estabelecido e autoridade em outras redes foram beneficiados.

Portanto, fique de olho nas atualizações e aprenda a se adaptar.

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Redação Xthor
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