Empreendedorismo online

Empreendedorismo online: Como começar seu negócio digital

O empreendedorismo online ocorre quando um negócio é estabelecido e gerenciado inteiramente ou pelo menos principalmente na Internet. 

No entanto, este modelo não precisa de um espaço físico e atendimento presencial para funcionar. Assim, ele se  torna ideal para quem busca flexibilidade e menor investimento inicial. Portanto, nos dias atuais, é um canal para os empresários lucrarem durante este tempo que é ainda necessário manter o distanciamento social.

Antigamente montar um negócio era dispendioso, para montar um negócio de costura por exemplo, não bastava saber como aprender a costurar, era preciso saber como escoar o produto, como administrar o local físico e por ai vai.

Atualmente as coisas mudaram, o desenvolvimento da Internet oferece às pessoas cada vez mais possibilidades. Entre eles está o empreendedorismo online. Pois, trabalhar na internet é uma das oportunidades que o mundo conectado nos traz.

De acordo com uma pesquisa da HeroSpark chamada “Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020”, 54% dos empreendedores online do país iniciaram seus negócios há menos de um ano. 

Portanto, para quem quer fazer parte ou melhorar a sua atuação nesta evolução de mercado, é importante conhecer melhor o empreendedorismo online no conteúdo completo a seguir!

Empreendedorismo online: O que é?

O empreendedorismo online ou digital, como já falamos, ocorre quando um negócio é estabelecido e gerenciado inteiramente ou pelo menos principalmente na Internet.  

Assim, este modelo de negócio elimina a necessidade de espaço físico, aluguel e atendimento presencial. Então, isso faz com que ele se torne ideal para quem busca flexibilidade, menor investimento inicial e independência. Em outras palavras, quem busca ser o “patrão” de si mesmo.

No entanto, se você é uma pessoa que pensa que as empresas digitais são em sua maioria pequenas e gerenciáveis, está enganado. 

Pois, desde que você saiba investir no aprimoramento pessoal e profissional, além de fazer pesquisas sobre seu mercado e as ferramentas para ajudar na gestão, você pode crescer muito. Além disso, pode aumentar o seu time de funcionários e obter ótimos resultados.

Mas, é óbvio que, para quem trabalha online, tecnologia e inovação são palavras de ordem. No entanto, a seguir você pode ver alguns dos principais exemplos de negócios online:

  • Canais no YouTube;
  • Blogs;
  • Ecommerces;
  • Portal de cursos;
  • Ou qualquer um serviço que possa ser prestado de forma online e digital.

Empreendedorismo online: como surgiu?

O empreendedorismo online, embora possa parecer e muita gente pense desta maneira, não é novo. Pois, ele veio junto com o lançamento da internet nos anos 70. Contudo, quanto mais a tecnologia avança, mais este meio de negócios se desenvolve.

Até algum tempo atrás, era impensável comprar um produto pelo computador e receber em casa, certo? Por vários motivos, como o pensamento na falta se segurança, por exemplo. 

Mas, no momento atual, algumas pessoas gostam dessa forma de comprar, e os comerciantes online estão acompanhando de perto essa tendência comportamental.

Quais os motivos para começar a empreender online?

Depois de entender o que é o empreendedorismo online, agora é hora de entender quais são os principais motivos que levam as pessoas a se aventurarem nesse tipo de negócio.

Pois, só para você ter uma ideia, o termo “ganhar dinheiro na internet” recebe mais de 33 mil buscas no Google todos os meses. Além disso, somando todas as buscas online relacionadas ao empreendedorismo online, o Brasil conta com mais de 500 mil buscas mensais, segundo o Sebrae.

Então, se você ainda não está convencido de que iniciar um negócio na Internet é uma boa opção, listamos três dos principais motivos:

  • O investimento inicial é baixo: para iniciar um negócio online, você não precisa possuir espaço físico, funcionários ou investir em equipamentos, inclusive você pode fazer a abertura de empresa online. Portanto, como é possível trabalhar de qualquer lugar, usar seu próprio computador e usar a internet em casa, não haverá muitas despesas além daquelas diretamente relacionadas ao seu negócio. Como, por exemplo, os produtos que você estará vendendo em seu site loja e impostos relacionados com o negócio;
  • Você não precisa ser experiente para iniciar: Você não precisa ter nenhum conhecimento anterior na área, passar por um tipo de processo seletivo ou fazer um curso de programação para iniciar um negócio online. Assim, depois de escolher o seu segmento, o primeiro passo é investir no seu aprendizado;
  • Você pode chegar a muitas pessoas: à medida que mais e mais pessoas se conectam à internet, fica mais fácil para sua empresa alcançar pessoas diferentes e ganhar visibilidade em sua área. Tudo aliado a boas práticas de marketing digital por parte dos empreendedores, por intermédio de uma agência de marketing digital.

Quais sãos as principais vantagens do empreendedorismo online?

Quando o assunto é empreender online, é possível citar como vantagens, os seguintes fatores:

  • Este é um meio mais flexível tanto para o empreendedor quanto para seus clientes: uma das coisas que nunca para, é a internet. Ou seja, você pode contar com vendas ininterruptas e ofertas instantâneas a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Além disso, fazer compras não exige necessariamente que você esteja atento o tempo todo. Pois, muitos até administram negócios digitais com outros empregos, universidades etc.;
  • Um alcance que praticamente não possui limite: de acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) do IBGE de 2018, 79,9% dos brasileiros moram em residências com internet, celular ou telefone fixo. No entanto, existem muitos usuários, o que torna muito mais fácil para sua empresa alcançar pessoas diferentes de lugares diferentes, portanto, existem poucas barreiras;
  • Você conta com custos baixos e valores iniciais menores: não há investimento inicial em aluguéis e despesas como energia elétrica, móveis e equipamentos. Pois, não é necessária infraestrutura, ou seja, funcionar como local físico para o empreendedor digital. Portanto, você pode até trabalhar de qualquer lugar do mundo. Pois, na maioria dos casos, basta um computador e/ou smartphone. Assim, mesmo que você precise de uma equipe no futuro, trabalhar em casa é uma boa maneira de abraçar a transformação digital de uma vez por todas.

O que é necessário para ter seu empreendedor online?

Você já sabe que há muitas vantagens em ser um empreendedor digital, certo? Mas, este é um trabalho que também exige um conjunto de habilidades. Portanto, é necessário ter habilidades em ferramentas virtuais. Pois, sem isso, é difícil fazer o trabalho.

Ainda é necessário conhecimento gerencial e financeiro, pois você será responsável por toda essa parte. Além disso, você deve ter conhecimento do seu mercado como todo mundo e ficar de olho em todas as mudanças e todas as tendências.

“Veja também: Lista de Nomes para Instagram de empreendedorismo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.