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Como economizar tempo na prospecção de empresas
Como economizar tempo na prospecção de empresas
Empresas

Como economizar tempo na prospecção de empresas?

Redação XthorBy Redação Xthor11 de julho de 20227 Mins Read
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A prospecção de empresas é uma das fases mais importantes do funil de vendas, pois determina como será a jornada de compras do seu cliente até o fim. Essa fase do processo de vendas é fundamental para que sua empresa garanta solidez de receita, mas também de desenvolvimento estratégico.

É a jornada de compra que revela o quanto a prospecção de fornecedores é valiosa, por exemplo. O que acontece tanto no mercado B2B quanto no B2C, a maioria dos clientes não toma a decisão da compra no primeiro contato, mas esse momento pode levar aos próximos e chegar, eventualmente, a uma venda fechada.

Mas, para que a prospecção de empresas genuinamente dê resultados positivos, é preciso otimizar a mesma através das ferramentas digitais que ajudam a economizar o tempo, em todos os seus aspectos.

Veja a seguir todos os detalhes sobre prospecção de empresas, qual a sua importância e como as ferramentas tecnológicas podem fazer toda a diferença nesse processo para você aumentar o número de conversões!

O que é a prospecção de empresas e como deve ser trabalhada?

A prospecção de empresas é uma parte necessária, inevitável e valiosa do processo de vendas, pois se trata do seu primeiro contato com o cliente. No entanto, esse contato é bem específico, já que o seu objetivo não é fechar as vendas, pois é raríssimo fechar negócio logo na primeira interação com o consumidor.

Então, qual é o objetivo da prospecção de empresas e o que a diferencia de um pitch de vendas? A finalidade é pesquisar, entre os leads, em quem a empresa deve investir nas próximas etapas do funil, isto é, quem realmente está interessado. É o famoso procedimento de qualificar os leads, de filtrar pessoas para o time de vendas.

Público-alvo de clientes

Para que a prospecção de empresas seja bem-sucedida, é necessário, antes de tudo, pesquisar qual é o público.

A partir do momento que uma empresa cria um produto, todo o empenho deve ser direcionado a encontrar pessoas que terão interesse na oferta, e para chegar até elas, é necessário pesquisar por idade, localização, status financeiro, páginas frequentadas na web, gênero, perfil de consumo, entre outros fatores.

Quanto mais detalhada for a informação do público-alvo do cliente, mais fácil se tornam as vendas. A prospecção, diga-se de passagem, é uma forma de extrair informações para determinar um público-alvo também.

Importância de prospectar clientes para empresas

Sem a prospecção, as vendas serão feitas “no escuro”, sem qualquer direcionamento. As chances de encontrar clientes que de fato se aderem à oferta diminui, pois simplesmente vender não basta, é preciso vender para as pessoas certas.

Perceba como a prospecção de empresas tem a ver com planejamento de vendas. Isso reflete em uma economia tremenda para a empresa, que não desperdiça seu tempo, nem seus recursos, em vendas impossíveis.

Como a tecnologia ajuda a economizar tempo na prospecção de clientes?

Sem dúvidas, as ferramentas de relacionamento com os clientes, também conhecidas como CRM, fazem toda a diferença na otimização do processo de vendas. A prospecção de empresas se torna otimizada e, por consequência, as conversões aumentam.

Aumento na eficiência

A primeira vantagem da tecnologia é a mais óbvia, mas nem por isso menos valiosa. Com uma ferramenta para realizar prospecção, é possível fazer registros de cada lead, de forma a melhorar todo o processo de vendas.

Os vendedores se preparam melhor com a abundância de informações, além de fazerem atendimentos cada vez mais rápidos.

Administrar as etapas: da prospecção ao pós-venda

Com o software, é possível controlar o que acontece em cada etapa do funil de vendas, pois o acompanhamento é por cliente e todas as informações, acerca de cada um, ficam bem organizadas e disponíveis.

Assim, mesmo que o processo de venda passe por vendedores diferentes, eles saberão exatamente o que falar para cada cliente.

Isso inclui o pós-venda, pois o registro do cliente não some após a venda, uma vez que a melhor estratégia é investir em relacionamento para obter recorrência, fidelidade e até mesmo marketing de referência.

Melhor aproveitamento e qualificação dos leads

A tecnologia permite que os benchmarks de aproveitamento de leads sejam medidos, além de automatizar a prospecção de leads para a sua empresa. Assim, os vendedores saberão qual lead está qualificado e propenso a tomar uma decisão de compra.

Os benchmarks medidos podem ser número de ligações, quantas vezes e-mails foram mandados, alternância entre os canais de comunicação, dentre outros.

Transparência

Através de um bom CRM, você pode ter uma visão clara de todos os dados que correspondem à prospecção de empresas. Logo, é possível identificar gargalos e ter o máximo de clareza acerca do funcionamento das estratégias.

Oportunidade de melhores estratégias

Da mesma forma que é possível ter uma visão clara e corrigir erros, a tecnologia também permite que oportunidades sejam detectadas.

Através do levantamento de dados, um bom diretor comercial pode criar novas estratégias e metas na prospecção e ao longo de todo o funil de vendas.

Como fazer prospecção de clientes economizando tempo?

Ao percebermos as minúcias do que é a prospecção de empresas, é visível o quanto esse processo pode ser lento, se as melhores táticas não forem usadas. Conheça cada uma agora:

Pesquisa

A pesquisa é essencial e jamais pode ser deixada de lado. Ao pensar nas vendas como um processo, não somente como um ato, essa verdade se esclarece.

O que faz um vendedor se não oferecer algo que o cliente precisa? É necessário pesquisar para saber se determinado consumidor realmente precisa do produto ou serviço, e se está consciente disso ou não. Além do mais, o vendedor deve saber o que falar para conquistar o cliente.

Para isso, você pode utilizar a plataforma do Cadastro Empresa ou a CNPJ Biz, por exemplo. Por elas, você tem acesso a um banco de dados rico com informações de empresas, sendo o produto perfeito para otimizar a sua prospecção B2B. Seja para encontrar novos clientes ou novos fornecedores, com as listas de empresas fornecidas por esses sites, você pode economizar tempo de pesquisa e encontrar rapidamente um negócio qualificado para entrar em contato.

Conexão

Para que o vendedor consiga obter resposta positiva do cliente, deve haver uma conexão entre os dois, no sentido de que há um relacionamento onde um está interessado em ajudar, e o outro precisa da ajuda.

A semente para a conexão é a pesquisa, mas o relacionamento se estabelece no contato, que deve ser humano e intencionado. O vendedor deve procurar o cliente, sem invadir seu espaço, ao mesmo tempo em que mostra o quanto o produto ou serviço é valioso para ele.

Entender a dor do cliente

Esse é o principal aspecto da prospecção de empresas. Tudo o que é feito, na pesquisa e nos atendimentos, tem como objetivo entender a dor do cliente. Se o vendedor descobrir a dor e sabe explorar isso de maneira a oferecer uma solução genuína, a venda será feita.

Momento da venda

O momento da venda é diferente da prospecção. Enquanto esta foca em conhecer, pesquisar e qualificar, aquela é focada na compra mesmo. É por isso que os vendedores que vão fechar a venda precisam estar alinhados com as etapas anteriores, isto é, precisam de todas as informações que surgem na fase da prospecção.

Pós-venda

Um fato do processo de vendas: muitas empresas largam o cliente após o negócio, mas essa atitude vai contra o próprio raciocínio de um ciclo de vendas.

Como pode um relacionamento que passou por tantas etapas e tanto esforço terminar na venda? O cliente é muito mais do que um produto vendido, mas uma fonte para vendas futuras, relacionamento de troca, crescimento da marca e ganho de autoridade no mercado para a empresa.

Se a empresa busca ter contato com o cliente após a venda, o cliente sente-se acolhido e confia na empresa. Isso gera recorrência e muitas possibilidades de estratégia no futuro, como remarketing, engajamento nas redes sociais, captação de novos leads, etc.

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